Comemorado a cada dia 5 de junho, o Dia Nacional da Reciclagem coincide com o Dia Mundial do Meio Ambiente. Por certo, a ideia do mesmo dia para essa comemoração, pode ter efeitos bem positivos, pois a prevenção do meio ambiente, depende de como o lixo é descartado.
Ou seja, tanto o lixo orgânico como o considerado reciclável, se não receberem o descarte correto, certamente contribuirão para poluir o planeta.
Por isso, ao comemorarmos esse dia, precisamos refletir na importância do ato de reciclar e assim, contribuir com a vida.
Reciclar o lixo, certamente é necessário, tanto para a economia como para proteger o meio ambiente. Entretanto, o sucesso dessa ideia no Brasil, está muito longe de ser real, pois apenas 1% desse lixo é reciclado.
O que falta para reciclar
Com toda a certeza, ainda falta uma política pública de incentivo a reciclagem que seja mais ordenada e acelerada. Além disso, o ser humano, é bastante inconsequente, pois não se importa em reciclar, da mesma forma que produz o lixo.
Por isso, mesmo com todo o trabalho de conscientização que é feito, a poluição ambiental continua sem controle.
De acordo com pesquisas feitas pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil produz 11milhões de toneladas de lixo plástico ao ano. Como resultado disso, aparece como quarto maior do mundo como produtor de lixo plástico, perdendo apenas para EUA, China e Índia.
Porque é importante reciclar não só no Dia Nacional da Reciclagem
Sem dúvida, a grande parte da população, não tem consciência da importância da reciclagem. Com isso, cada vez mais ele aumenta, pois enquanto as indústrias produzem, o descarte não é feito de forma correta.
Só para ilustrar, tomemos como exemplo, a garrafa PET que é produzida pelas indústrias para engarrafar refrigerantes. Ao comprarmos o refrigerante, depois de beber o líquido, apenas descartamos a garrafa PET, sem reciclar.
A indústria continua produzindo, mas aquela garrafa foi simplesmente, descartada.
Por outro lado, se após bebermos o líquido reciclarmos a garrafa, essa não se tornará lixo, mas de alguma forma será bem utilizada.
Então, esse mesmo exemplo com a garrafa PET, pode ser aplicado para outro tipo de lixo reciclável. Como resultado disso, deixamos de produzir lixo que certamente irá comprometer o meio ambiente.
O que é reciclável e o que é reciclado
Certamente que, mesmo com toda essa necessidade de reciclar, precisamos entender a diferença entre um produto reciclável de um reciclado.
- Produto reciclável – conforme o próprio termo apresenta, é todo o material que pode ser transformado em outro material. Nesse caso, uma garrafa PET, pode ser transformada, por exemplo, em uma peça de vestuário com o mesmo PET.
- Produto reciclado – com esse termo, conforme lemos, fica fácil entender que se trata de um material que já sofreu uma transformação. Portanto, ao observarmos a peça de vestuário feita do PET, logo nos vem à mente que se trata de uma peça reciclada de uma garrafa.
Portanto, assim fica fácil entender que o produto reciclado, surgiu de um material que certamente iria para um aterro, sendo incluído entre os materiais poluentes.
Tipos de lixo reciclável também no Dia Nacional da Reciclagem
Quando se fala em lixo reciclável, a primeira impressão é que se trata do material plástico apenas. Entretanto, existem outros materiais que precisam ser reciclados, vejamos a lista:
- Vidro – o vidro, tem um tempo de vida útil – não existe um consenso sobre o tempo que o vidro leva para se decompor. O que se sabe é que o vidro é 100% reciclável, e tem pessoas que ganham a vida com sua reciclagem.
- Latas de alumínio – constante presença na vida dos brasileiros, esse é um dos materiais que precisam ser reciclados. A boa notícia é de que o Brasil é campeão na reciclagem de alumínio.
- Papel e papelão – esse é o tipo de material reciclável que mais é coletado para ser reciclado.
- Plástico – sem dúvida, quando se fala em material plástico, o PET é o que mais se destaca. Com esse material com o qual são feitas as garrafas plásticas que conhecemos, também pode ser feito roupas, bolsas, móveis, entre outros artefatos.
Porque o lixo se acumula mais e mais
Sabemos que o excesso de lixo tem muito a ver com a tecnologia moderna e com a comodidade. Entretanto, se pensarmos melhor, o problema maior é a combinação da comodidade com o desejo de lucro.
Por exemplo, no passado, quando comprávamos uma garrafa de refrigerante no mercado, esta vinha em recipiente de vidro. Ou seja, o vasilhame era retornável e, portanto, tínhamos o cuidado de guarda-lo para uma próxima compra.
Porém, com a industrialização ganhando força, esse mesmo refrigerante, passou a ser distribuído em embalagem plástica, nesse caso, não retornável. Com isso, bebemos o líquido e, sem compromisso, descartamos a embalagem.
Portanto, ao descartar essa embalagem em qualquer local, sem o devido cuidado, certamente ela vai se juntar a quantidade de lixo acumulada na natureza.
Com toda a certeza, a ideia dos PET e outros vasilhames não retornáveis, pode dar certo sim, para movimentar a economia. O problema é que o ser humano em geral, não tem a consciência de que precisa contribuir com a reciclagem.
A consciência é sua neste Dia Nacional da Reciclagem
Por isso, com a criação do Dia Nacional da Reciclagem, a cada ano, é feito algum tipo de trabalho de conscientização para mostrar a necessidade de reaproveitar. Mas, como temos observado, certamente que isso apenas, não dá resultado, precisariam leis mais duras para tentar reverter a situação.
Ainda que se tenha pensado na ideia de retirar os canudinhos do mercado, ou oferecer as sacolas biodegradáveis, pode até ajudar, mas também não resolve. É preciso mudar a ideia da população, fazendo com que todos reconheçam a necessidade de proteger o meio ambiente.
Entretanto, mais do que reconhecer a necessidade de cuidar, é tomar uma atitude e mudar para se comprometer com o meio em que vivemos. Certamente que para resolver o problema da reciclagem, também o governo precisa participar. Ajudar com incentivos fiscais para aqueles trabalha com o descarte correto do lixo,
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância de reciclar, tome uma atitude. Não espere pelo dia em que se comemora o Dia Nacional da Reciclagem para começar a reciclar.
Lembre-se que se todos nós nos comprometermos, podemos agir juntos para salvarmos o meio ambiente.