Comemorado no dia 5 de junho, o Dia da Ecologia lembra os cuidados que todos nós precisamos ter com o planeta que chamamos de nossa casa. A data foi instituída em 1972 com o intuito de chamar a atenção da população para os problemas ambientais que já naquela época estavam acontecendo.
A data foi instituída quando da primeira Conferência de Estocolmo sobre o meio ambiente realizada na Suíça. Na verdade, essa data foi destacada da Semana Mundial do Meio Ambiente que vai do dia 01 a 05 de junho.
Além disso, durante a década de 1980, o interesse pela ecologia ganhou campo, pois a preocupação com o equilíbrio natural se tornou maior. Então, em 1992, é realizada uma conferência no Rio de Janeiro conhecida como Rio-92 para avaliar o progresso das campanhas realizada até então.
Além disso, nessa mesma conferência, foram realizadas palestras e debates para envolver governos e a população no intento de preservar o meio ambiente.
A intenção ao comemorar esse dia é despertar o verdadeiro amor pela natureza. Como resultado disso, todos podem se sentir mais motivados a proteger o ecossistema, assumindo um compromisso de responsabilidade.
Então, alguns temas mais específicos sobre o Dia da Ecologia que são discutidos, tanto nas escolas como em outros grupos sociais. Entre esses temas, podemos destacar:
- A poluição da água, do solo e do ar, um problema constante e cada vez mais intenso;
- O desmatamento criminoso destruindo reservas florestais;
- A destruição da camada de ozônio;
- A extinção das espécies vegetais e animais;
- A redução da biodiversidade e a poluição da água;
- A Sustentabilidade.
Mas enfim…o que significa ecologia
A palavra Ecologia, tem sua origem na língua grega. A saber, combina a palavra ¨eco¨ ¨oikos¨ que em português traduzimos por ¨casa¨ e a palavra ¨logos¨ que traduzida para o português é ¨saber¨ ou ¨estudar¨.
Dessa forma, podemos dizer que a palavra se trata do estudo do local onde vivemos, ou seja, é a ciência que estuda os seres vivos no seu habitat natural.
Não é novidade para ninguém de que o nosso planeta está padecendo por conta da falta de cuidados por parte do ser humano. A cada dia, convivemos com problemas diversos provocados pela poluição ambiental.
Sabemos que a ecologia é uma ciência bastante difícil de entender, já que para compreender, de fato, a natureza, o campo de estudos é muito amplo. Evolução, anatomia, fisiologia e genética são alguns dos campos a serem estudados.
Além disso, ao estudarmos sobre a ecologia, vamos perceber que ela é dividida em níveis de organização.
Como são divididos os níveis de organização da ecologia
- População – a população, certamente tem a ver com o conjunto de organismos da mesma espécie que vivem agrupados e com maiores chances de se reproduzirem. A princípio, essa organização era utilizada somente com referência aos seres humanos, porém, agora faz referência para qualquer grupo de organismos.
- Ecossistema – identificamos como ecossistema, o conjunto de comunidades que podem interagir entre si e com o ambiente. Portanto, ele é formado pela interação das populações que habitam determinada região.
Além disso, a um agrupamento de diferentes sistemas, damos o nome de bioma e nele, estão agrupadas as características distintas de diversidade biológica e as condições ambientais.
- Comunidade – o termo comunidade faz menção ao conjunto de populações que habitam uma mesma região com condições ambientais específicas e interagindo entre si. Como exemplo de comunidades podemos citar as aves, plantas, insetos e animais que vivem em uma determinada região.
- Biosfera – o termo biosfera corresponde ao conjunto de ecossistemas nas diferentes regiões do planeta. Portanto, é o agrupamento de toda a biodiversidade existente na terra.
Atividades escolares que podem ser oferecidas
No Dia da Ecologia, certamente que nas escolas, os professores deverão oferecer algumas atividades mais específicas sobre o tema. Estas, com toda a certeza servirão como estímulo para as crianças entenderem melhor sobre a ecologia e o meio ambiente.
Vejamos então, sobre algumas dessas atividades:
- Promover caminhadas em um local junto à natureza. Esta, sem dúvida, é um tipo de atividade bastante proveitosa e oportuna para mostrar como preservar;
- Criar brinquedos com materiais recicláveis. Com toda a certeza, uma atividade divertida que valerá o esforço dos instrutores;
- Estudar com os alunos sobre os tipos de energia renováveis e não renováveis, estimulando-os a uma reflexão sobre o tema;
- Conversar com os alunos sobre as possibilidades para tornar nosso habitat mais preservado. Além disso, incentivá-los a agir.
Frases sobre a ecologia que podem fazer a diferença
- A natureza quando é maltratada, acaba voltando-se contra o homem, causando-lhe muitos danos. Entretanto, quando é respeitada, torna-se como uma mãe carinhosa que oferece tudo com abundância.
- Toda vez que maltratamos a natureza, matando os animais, desmatando as florestas, poluindo os rios e fontes de água, estamos decretando a nossa própria destruição.
- Águas puras, livre da poluição, verdes florestas, animais livres em seu habitat e ar puro, são condições essenciais para a sobrevivência no planeta.
- Cada dia a natureza produz o suficiente para que sobrevivamos. Porém, se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.
- verdadeira generosidade para com o futuro, consiste em preservar com amor o que temos de melhor no presente, para que o futuro seja para nós… o melhor presente.
- Para que exista uma árvore florida, primeiro é preciso existir uma árvore. Além disso, para haver um homem feliz, é preciso em primeiro lugar, haver um homem.
- Dizem que os animais não pensam, agem apenas pelo instinto. Entretanto, muitos homens não merecem ser comparados aos animais.
Dicas para preservar a natureza
Ajudar a proteger a natureza, certamente não é algo tão difícil, mas para quem quiser aproveitar, temos algumas dicas muito válidas para ajudar, vejamos.
- Economizar água – diminuir o tempo do banho, promoverá uma boa economia de água. Além disso, aproveitar a água da chuva para regar as plantas, lavar o carro, ou o piso da garagem, também podem contribuir com essa economia.
- Economizar energia – assim como acontece com a água, diminuir o tempo do banho vai economizar os gastos com a luz. Além disso, é importante desligar um aparelho eletrônico se não estiver sendo usado.
- Separar o lixo – saber separar o lixo orgânico do reciclável é muito importante para que haja a destinação correta de cada produto. Reciclar um produto é melhor do que a indústria fabricar outro e, além disso, economizamos recursos naturais e diminuímos a poluição no meio ambiente.
- Andar a pé ou de bicicleta – veículos automotivos contribuem para a poluição do ar. Portanto, se deixarmos o carro na garagem e sairmos de bicicleta ou a pé para o trabalho, vamos ajudar a preservar nossa saúde e a saúde do meio ambiente.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a necessidade de preservar, certamente que o Dia da Ecologia fará mais sentido em sua vida. Portanto, reflita em suas atitudes e mude no que for preciso, ajudando a preservar.