Hoje queremos falar sobre Dicas para abrir mão da mágoa, esse sentimento cruel que só nos destrói, interferindo de maneira negativa na nossa saúde, tanto física como emocionalmente.
Sem dúvida, não é fácil nos livrarmos da raiva e da mágoa, pois certamente disso depende o perdão. E essa não é uma ação simples, ainda mais quando nos magoam ou nos acusam injustamente.
Mas e o que fazer então? Se a gente não consegue entender e nem esquecer porque nos feriram? É por isso que estamos aqui, para juntos procurarmos entender um pouco como tudo funciona.
Como perdoar a quem me feriu tanto?
Primeiramente devo dizer que não é fácil mesmo, e que é preciso lutar poderosamente contra essa tendência natural do ser humano. Perdoar não é fácil. Até porque tem a ver com o nosso ego, orgulho e autoestima.
Agora é importante lembrar de que “perdoar não é esquecer”, aliás, isso é basicamente impossível para um ser humano normal. As lembranças sempre vão estar presente. Mas, o importante é que aqueles sentimentos ruins e devastadores que assolam o coração, não vão mais fazer parte do assunto.
Então, perdoar é o ato de simplesmente não dar mais importância ou crédito para aquilo que aconteceu. É pensar que como seres humanos, não somos perfeitos, e estamos todos sujeitos a errar em algum ponto um dia.
Não precisa nem ser religioso para entender a “Oração do Pai Nosso” encontrada em Mateus 6:12 que diz: “…e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores…”.
Leia também: 12 Dicas para Tornar o seu Dia mais Feliz
Porque perdoar?
Perdoar, não significa ignorar algo que aconteceu e lhe causou tanto mal. Mas sim reconhecer que apesar de que ações do passado não possam ser apagadas, é preciso seguir em frente.
E esse “seguir em frente” é decidir não carregar mais nas costas, o peso daquela mágoa, assim podendo continuar a vida de uma maneira menos dolorosa.
Partindo dessa afirmativa, fica mais fácil entender que não vale a pena ficar vivendo de passado. Pois enquanto pensamos no que alguém nos fez, esquecemos e deixamos de viver o presente com toda a sua intensidade.
Benefícios do perdão
“O ato do perdão, faz com que tiremos de nós a raiva e a mágoa”. E isso certamente, traz benefícios incomparáveis tanto para a saúde física como mental.
Esse equilíbrio emocional que então adquirimos, nos faz seguir vivendo a vida com paz e dignidade.
Perdoar é colocar-se no lugar do outro. Tirar a raiva e a mágoa, que é um sentimento ruim da nossa mente, é a melhor coisa que existe. Pois afinal, esses são sentimentos que nem mesmo quem nos ofendeu vai sentir. Então são nossos e prejudicam unicamente a nós. É preciso exercitar o perdão.
Autoperdão
Não são poucas as vezes que pensamos coisas ruins sobre nós mesmos. Nos diminuimos, muittas vezes, nos punimos por coisas insignificantes, e nos cobramos demais, aliás, o tempo todo.
É importante refletir sobre isso, pois afinal de contas, enquanto você não se perdoar, certamente sua relação consigo mesmo não ficará bem.
O senso de culpa só faz diminuir ou impede que alguém cresça. Então perdoe-se sempre e não se cobre demais. Se dê o direito de errar, afinal, somos seres humanos.
Dicas para abrir mão da mágoa
Como tirar a mágoa do coração não é um processo tão simples assim, deixamos aqui algumas Dicas para abrir mão da mágoa para te ajudar:
1 – Admita a mágoa
Não há como negar de que você foi ferido. Uma boa maneira de se livrar disso, é escrevendo ou falando sobre o assunto para quem te feriu.
Essa ideia de colocar a pessoa que te machucou como alguém culpado e poder falar para ela tudo o que precisa, faz com que a raiva se dissipe. Como diz Colier: “…um processo incrivelmente poderoso, quando você coloca os responsáveis numa cadeira imaginária e expressa sua raiva”.
“Dê-se crédito pelo que você fez para tentar lidar com a ofensa original”. (Harris)
2 – É preciso perdoar
Esquecer a ofensa é certamente impossível. Mas estender o perdão a quem te perdoou, é garantir benefícios ainda maiores a si mesmo.
Esse ato não quer dizer que você ou a outra pessoa vá mudar. Mas pode dizer também sobre o ato de se autoperdoar.
3 – Que fique claro: perdoar não é esquecer
Tão necessário quanto qualquer outro ponto, o perdão não te obriga a esquecer do que aconteceu. Pelo bom senso, o ser humano tem a vontade de acabar com a briga, mas para muitos, passa-se a impressão de que é como se fosse perder a batalha.
A questão é somente a aceitação do que aconteceu: “Aconteceu, mas agora não dá para voltar ao passado e fazer tudo diferente”.
4 – Pense nos benefícios
Os benefícios para quem se propõe a perdoar são muitos. A paz de espírito volta, a mágoa acaba, a perda de energia diminui, e você consegue recuperar a confiança de maneira verdadeira e completa.
5 – Dê um nocaute na raiva
Não deixe a raiva te consumir, isso só vai te fazer mal e definir sua vida. Não importa se a mágoa é hedionda, simplesmente tenha a nobreza de perdoar.
6 – Mude de conversa
Não adianta ficar batendo na mesma tecla. Mude sua conversa, seu foco. Pense com dignidade e continue sua vida de uma maneira nobre e serena. Deixe essa conversa para lá, pois “não adianta viver de passado“.
7 – O perdão é uma prática diária
Se coloque no lugar do outro, e lembre-se de que ele também pode ter suas mágoas. Não é fácil, mas a prática diária pode mudar tudo.
8 – Nem pense em se fazer de vítima
Se você ficar remoendo o passado, e de pouco em pouco falar sobre o assunto, vai evidenciar seu senso de vítima. Pare com isso, pois só irá fazer com que fique ainda mais para baixo e magoada.
9 – É preciso a autoaceitação
Quando a gente deixa o passado de lado, acontece uma transformação. E, pode surgir uma nova pessoa com sentimentos novos e muito mais forte.
10 – Seja um influenciador
Ajude e impulsione outras pessoas a praticar o perdão. Pois, quando você faz isso, é como se estivesse com a sua porção de perdão sempre disponível para oferecer a alguém que o magoou.