O Dia da Bandeira brasileira é comemorado no dia 19 de novembro de todos os anos. Fazendo assim, deste, um dia muito importante para a história brasileira.
A data foi criada em seguida à Proclamação da República acontecida em 15 de novembro de 1889. Assim, certamente, desde que a nova bandeira brasileira foi anunciada, por Raimundo Teixeira Mendes, no dia 19 de novembro de 1889, a data tornou-se oficial.
O que mudou na Bandeira brasileira
A Bandeira Imperial já era no formato de um retângulo verde com a sobreposição de um losango amarelo, e dentro deste o brasão imperial.
Com a Proclamação da República, Aconteceram algumas mudanças:
- Foi colocado sobre o losango a esfera azul;
- Sobre a esfera, fora colocada uma faixa branca com a seguinte inscrição: “Ordem e Progresso” em letras verdes, fazendo referência à frase do filósofo francês Auguste Comte que diz: “O amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim”.
- Também, dentro da esfera azul, foram colocadas estrelas que representam os estados do Brasil.
- O losango foi redimensionado.
Certamente, este novo modelo de bandeira agradou a Deodoro da Fonseca. E os autores da bandeira do Brasil foram Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares.
Certamente que no ano de 1992 foi feita a última alteração na bandeira, acrescentando mais estrelas para representar os estados de Roraima, Amapá, Rondônia e Tocantins.
*Curiosidade – A posição das estrelas no centro da bandeira, foram colocadas de acordo com o céu do Rio de Janeiro naquele dia 15 de novembro.
Cores da Bandeira Nacional
As cores da bandeira brasileira, sem dúvida, tem a ver com a história portuguesa. Confira:
Verde
Nada mais é do que uma menção aos povos que viviam em Portugal há cerca de 2 mil anos atrás. O verde simboliza a luta portuguesa pela liberdade e foi usada por este povo como cor nacional na guerra contra os mouros.
Amarelo
Era usado no brasão de armas de Portugal, em seguida à conquista de Algarve, em 1250. Também fazia menção a casa dos Habsburgo na Áustria, representada pela cor amarela, da dinastia de D. Leopoldina , esposa de D. Pedro I. E a casa dos Bragança em Portugal, representada pela cor verde, de D. Pedro I, imperador, que era filho de D. João VI.
Azul e branco
Estas cores foram usadas em Portugal no século XI, e mais tarde foram adotadas no Brasil como cores de algumas capitanias hereditárias.
*As cores da bandeira brasileira, foram escolhidas pela própria Imperatriz Leopoldina, e concretizadas pelo pintor Jean Baptiste Debret.
As cores a partir da República
A partir da República, então, as cores da bandeira brasileira começaram a ser associadas a elementos da natureza encontrados em nosso país. E ficou assim:
Amarelo – ouro e as riquezas do país.
Verde – as florestas e a natureza.
Azul – tem a ver com os límpidos céus e os rios do país.
Branco – tem a ver com a paz.
A princípio a ideia era justamente a de descaracterização do Império e seus símbolos.
A bandeira faz parte dos 4 símbolos do Brasil:
- Bandeira Nacional
- Hino Nacional
- Brasão da República
- Selo Nacional
Hino da bandeira
( Letra de Olavo Bilac e a música é de Francisco Braga – foi adotado em 1906, e é tocado nas trocas de bandeiras e em comemorações cívicas)
Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.
Refrão
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
Refrão
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Contemplando teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser!
Refrão
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada Bandeira,
Pavilhão da justiça e do amor!
Refrão
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Você sabia?
*Quando a bandeira do Brasil fica suja, velha ou rasgada, é recolhida por uma unidade militar, que ficará responsável por providenciar que seja queimada no dia 19 de novembro. Certamente é substituída por uma nova.
*O dia da bandeira, também, não é um feriado nacional e sim uma data comemorativa.
*As cores branco e vermelho foram as cores do Brasil por mais de um século, ou seja, até 1645 por influência de Portugal.
*Hoje já estamos na décima bandeira brasileira, a nona foi usada somente de 15 a 19 de novembro e carregava em sua flâmula igual a dos Estados Unidos, só com as cores verde, amarelo, azul e branco.
*O uso da bandeira é proibido, e existe uma lei que reza com,o essa deve ser confeccionada, onde e como, e certamente como se portar diante dela. (Lei 5.700/1971)
*Todos os dias a bandeira deve ser hasteada no Congresso Nacional em Brasília. Também nos Palácios da Alvorada e do Planalto, nos tribunais superiores, nas sedes dos ministérios, no Tribunal de Contas da União, assembleias legislativas, nas sedes dos governos estaduais, prefeituras e câmaras de vereadores, repartições públicas e embaixadas.
*Em Brasília, a Bandeira fica hasteada na Praça dos Três Poderes. Ela mede 286 metros quadrados e pesa 90 kg, sendo sustentada por um mastro de 100 metros de altura.
Mensagens sobre o Dia da Bandeira brasileira
“Desgraçado o país que necessita de heróis”.
(Bertold Bretch)
“Quão querida por todos os corações bons é sua terra natal”! (Voltaire)
“O patriotismo é a virtude dos depravados”.
(Oscar Wilde)
“Aqui tem a minha abdicação. estimarei que felizes. Retiro-me para a Europa e deixo um país que sempre amei e que amo ainda”.
(Dom Pedro I, 7 de abril de 1831)
Enfim, a bandeira é o maior símbolo da Nação Brasileira, e diga-se de passagem, é uma bandeira linda, você não acha? Hoje, certamente que para celebrar, temos o Dia da Bandeira.