Algumas Curiosidades sobre o Estresse além de preocupar, também impressionam. Numa situação de estresse, o organismo no seu todo, responde entrando na exaustão, pois está se sentindo ameaçado.
Tanto a parte física quanto a emocional, são severamente afetadas e entram em desiquilíbrio. As causas são varias, entre elas: o cansaço, a pressão, o sofrimento, decepção, doença, trauma, insegurança e muitos mais.
Se não cuidar, o Estresse poderá levar até mesmo a doenças psicológicas.
Confira aqui algumas curiosidades sobre o Estresse
1 – Conhecido como ‘assassino silencioso‘, o estresse traz vários males para o corpo como: doenças cardiovasculares, irregularidades nos batimentos cardíacos, hipertensão arterial, entre outros.
2 – Existe comprovação científica do que se refere a questão ‘infertilidade‘ causada pelo estresse, pois este pode retratar até 30% dos casos de infertilidade. Isso porque acaba alterando a composição neuroquímica do organismo. Na mulher, acaba interferindo na maturação e liberação dos óvulos, além de causar espasmos no útero e nas tubas uterinas. Nos homens, pode interferir na quantidade e motilidade dos espermatozoides, causando um disfunção erétil.
3 – A maior parte de nós, que o estresse causa cabelos brancos, quando na verdade, ele causa sim a ‘queda capilar’. E isso pode começar a acontecer após 3 meses do trauma, mais ou menos.
4 – O hormônio do estresse, conhecido como ‘cortisol‘, além de produzir a gordura abdominal, fazendo com esta se acumule, ainda leva à produção de gorduras doentes.
5 – O estresse é responsável pelo maior número de ‘mortes‘, sejam elas por: câncer, doenças cardiovasculares, doenças pulmonares, cirrose hepática, acidentes e até suicídios, entre outras.
6 – Crianças em situação de estresse, tem seu ‘crescimento afetado‘, pois diminui a produção do hormônio do crescimento.
7 – O estresse faz com que os ‘vasos capilares se inibam‘, evitando o sangramento, caso haja ferimento cutâneo.
8 – Segundo estudo realizado em 2003, as ‘mulheres sujeitas a altos níveis de estresse‘, são susceptíveis ao maior risco de ‘suicídios‘.
9 – De acordo com uma pesquisa pela CNN, que o ‘dinheiro é um dos maiores causadores do estresse‘. Países com alto índice estressante são: China. Singapura, Estados Unidos e Malásia. Enquanto os menos estressados por conta do dinheiro são: Itália, Rússia e França.
10 – A pessoa que está em situação estressante, tem suas ‘pupilas dilatadas’, sendo uma reação do corpo para coleta visual sobre o problema.
11 – Existe o estresse crônico que pode ‘danificar, encolher e até matar‘ as células do cérebro. Além de liberar grande quantidade do hormônio cortisol.
12 – Segundo cientistas, o estresse permite a ‘sobrevivência dos seres humanos‘, além de melhorar o desempenho físico e aumentar a consciência de forma temporária.
13 – O ‘sangue fica mais viscoso‘ em situação de estresse, para combater possíveis ferimentos. Por outro lado, fica mais fácil o surgimento de coágulos.
14 – O estresse crônico promove a ‘inflamação do organismo‘, devido à produção de citocinas. Essa inflamação constante a que o organismo fica exposto, poderá causar danos aos órgãos e artérias.
15 – Através do estresse, os ‘níveis de açúcar no sangue‘ podem se elevar causando fadiga, alterações do humor, síndrome metabólica e hiperglicemia, sendo um fator agravante para ataques cardíacos e diabetes.
16 – ‘Toda vez que você ri’, diminui os hormônios do estresse como cortisol, adrenalina e epinefrina e aumenta a produção dos hormônios favoráveis à saúde e que aumentam a imunidade.
17 – A ‘Síndrome do Intestino Irritável’ (SII) se acentua em situação de estresse, causando desconfortos como constipação, prisão de ventre, cólicas e inchaços.
18 – ‘Estresse diminui as defesas do organismo’, baixando a imunidade, deixando assim, mais sujeitos a infecções.
19 – Homens que tem HIV, estando em situação de alto nível de estresse, ficam ‘mais sujeitos a AIDS’.
20 – O estresse causado por ruídos(estresse acústico), pode desencadear um ‘distúrbio no sistema elétrico do coração‘, conhecido como Síndrome do QT Longo(LQTS). Este é um problema que mata até 3 mil pessoas por ano nos Estados Unidos.
21 – Problemas na gravidez como aumento de riscos de ‘infecção uterina e trabalho de parto pré-termo‘, são potencializados em situações de estresse. Da mesma forma, o estresse ‘altera o desenvolvimento neurocomportamental‘ do bebê.
22 – O estresse pós trauma ‘muda fisicamente o cérebro infantil‘, encolhendo o hipocampo, que é a parte onde são armazenadas e recuperadas as memórias.
23 – O alto nível de estresse acaba excitando o cérebro levando `a ‘insônia crônica’.
24 – O estresse faz com que as ‘células encolham‘, desconectando umas das outras, levando a pessoa ao estágio da depressão.
25 – Homens estão ‘mais sujeitos‘ a sofrerem os efeitos do estresse como, comportamento agressivo, hipertensão, uso de álcool e drogas.
Fases do estresse
Além das curiosidades sobre o estresse, vale a pena estar a par das suas fases. São 4, veja:
Alerta
O estresse nesta primeira fase faz com que haja mudanças hormonais que levam a sentimentos positivos, como coragem, motivação e produtividade.
No entanto, é nesta fase que se mostra que algo não está certo, e podem surgir situações como dificuldade para dormir, taquicardia, tensão muscular, sudorese, irritação e respiração ofegante.
Resistência
Nesta segunda fase, o organismo entra em estado de resistência, buscando voltar ao estado normal de reequilíbrio mental e físico.
Então vem o cansaço físico, lapsos de memória, falta de apetite, queda capilar, bruxismo e problemas de pele.
Quase-exaustão
Nesta terceira fase as tentativas de resistência começar a ser ineficientes e começam as falhas. Assim surgem as variações de humor, num misto de bem-estar, cansaço e ansiedade.
E a tendência é que os sintomas comecem a se acentuar, causando ainda mais ansiedade. Também podem surgir outras doenças relacionadas ao estresse.
Exaustão
Nesta última fase, a pessoa já não consegue mais manter seu estado físico e psicológico em equilíbrio.
Além do cansaço crônico ainda começam a aparecer outras doenças. Entre elas, disfunção sexual, hipertensão, depressão, insônia, diabetes, úlceras, Síndrome de Burnout.
Nesta fase, já é necessário buscar o acompanhamento de um profissional já que o corpo não consegue mais se recuperar por si só.
À medida que o nível de estresse vai se acentuando, a situação fica mais crítica, podendo levar o indivíduo até à morte.
Por isso, é de essencial importância ficar atento aos primeiros sintomas, e buscar ajuda antes que se agrave mais e se torne irreversível.
Bom, agora você ficou sabendo de 25 curiosidades sobre o estresse e suas fases. Fique atento!