No dia 13 de maio de 1888 foi instaurado o Dia da Abolição da Escravatura oficialmente através da assinatura da Lei Áurea que libertava 700.000 negros do trabalho forçado, ou seja, da escravidão.
A princesa Isabel que ocupava a Regência do Império do Brasil, no lugar de seu pai D. Pedro II, enquanto este fazia um tratamento de saúde, foi a responsável por esta alforria que ficou registrada na história de nosso Brasil.
Deste dia, Machado de Assis escreveu, após alguns anos, no jornal carioca ‘Gazeta de Notícias” o seguinte: “Verdadeiramente, foi o único dia de delírio público que me lembra ter visto”.
Durante 350 anos o Brasil foi palco da escravidão tanto na cidade como no campo, sendo considerado o maior território escravista do ocidente. Trabalho era para escravo. Importante ressaltar também que o Brasil foi o último país das américas a assinar a abolição da escravatura.
A ESCRAVIDÃO E A FOTOGRAFIA – dia da abolição da escravatura
A fotografia foi uma descoberta que chegou ao Brasil no ano de 1840, e portanto, a escravidão foi fartamente documentada pelos fotógrafos do século XIX.
Nem sempre o objetivo das fotos era denunciar o trabalho escravo, mas certamente também registrar o estético e o exótico.
Assim, na Galeria do dia da Abolição da Escravatura exibem-se fotos de escravos trabalhando, descansando e até mesmo em posições de estúdios, específicas para fotos. Mas com um visual apaziguador.
A intenção por traz dessas fotografias era passar imagens da escravidão como algo natural, buscando convencer de que a posse dos negros pelos brancos era algo normal. Dessa forma é que essas fotos eram vendidas para o exterior. Algo nada comum num país longínquo.
Segundo a antropóloga Lilia Schwarcz, percebe-se em muitas dessas fotografias que além de serem propriedades ou figurantes, os escravos negociavam verdadeiramente, quanto ao seu lugar e condição.
ACEITAÇÃO DA ALFORRIA PELOS ESCRAVOS
O dia 13 de maio não é aceito pelos ex-escravos, nem é comemorado por esses negros. Isso por conta do tratamento dado a esses pós alforria. A Abolição não garantiu a questões essenciais como a aceitação dos negros pelos brancos de igual para igual.
Segundo Luiza Bairros, ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial: “Naquele momento, faltou criar as condições para que a população negra pudesse ter um tipo de inserção mais digna na sociedade”.
MOVIMENTO NEGRO – dia da abolição da escravatura
Desde os anos 80 é que o dia 13 de maio se tornou para o negro como um dia de luta contra o racismo.
A intenção é provar para a sociedade que a formalidade da Abolição da escravatura, não foi o suficiente para garantir ao negro, o direito de participação social.
A INCLUSÃO DO NEGRO
O racismo e a desigualdade são muito presentes em nossa sociedade, quando se trata do negro. Mesmo que seja comprovado que 51% da população brasileira se considere negra.
As classes dominantes não favoreceram a inserção do ex-escravo na nova configuração de trabalho. Os senhores agora eram isentos de qualquer responsabilidade por manter e garantir a segurança dos alforriados.
As terras que agora eram divididas entre as famílias para um novo começo de vida, não foi um direito estendido aos negros. E hoje de certa forma continua sendo uma luta constante e certamente difícil.
Os negros foram libertos apenas de maneira formal, porém na vida real, continuaram sendo excluídos, tendo os mínimos direitos ou basicamente quase nenhum, como se não fossem humanos. Sendo assim, esses ficaram abandonados à própria sorte.
Portanto, existe um longo caminho pela frente até conseguir desnudar de vez esse conceito preconceituoso ainda tão presente e acentuado em nossa sociedade, por mais que muitas vezes se apresente de maneira camuflada.
Por outro lado, não se pode negar que, existem aqueles que buscam recuperar esse processo traumático a que os negros foram submetidos, diminuindo assim, a desigualdade de maneira significativa e real.
MENSAGENS PARA O DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA
Aqui deixamos algumas mensagens e frases que com certeza podem ser úteis para usar em diferentes situações nesta data tão importante. Então confira aqui:
“Amo a liberdade,
por essa razão, deixo livre tudo o que tenho…
Se retornar é porque certamente, conquistei,
se não,
é porque nunca possuí de verdade”!
“Você certamente, só vai conseguir a sua liberdade
Se deixar o seu opositor saber
Que não estás fazendo absolutamente nada
Para tê-la.
Não existe outra maneira de conquistá-la”!
“Liberdade, o que é liberdade…
é uma possibilidade de mostrar-se melhor,
Por outro lado, a escravidão
É a certeza de ser melhor”.
“A liberdade perde todo e qualquer valor
Se não colocar junto
A liberdade de errar”!
“Liberdade é
O direito de fazer tudo aquilo
Que as lhe é permitido”.
“Falar o que pensa
Certamente é um direito de todo homem livre,
Seja na paz ou na guerra,
Seja no conselho ou na luta”!
“Se acaso o homem falhar
Em aliar justiça e liberdade,
Então, certamente falhará em tudo”!
A escravidão acabou
A escravidão é uma prática da sociedade humana, onde esta adota a ideia de domínio sobre outro ser humano, obrigando-o a trabalhar.
Desde tempos remotos, em muitas sociedades o mercado e uso de escravos era algo comum e normal. Porém num mundo civilizado onde julgamos viver hoje, essa prática acabou. E toda e qualquer ação, neste sentido, certamente, será ilegal.
Os negros, durante muito tempo da história, só serviam para trabalhos duros. Eram tratados como animais, e só tinham trabalhar.
No entanto, ainda hoje é preciso acontecer muitas mudanças a fim de erradicar de fato a escravidão que perdura, ainda que de maneira discreta. É preciso cair o preconceito, o orgulho e a tendência que temos como seres humanos, de acharmos que somos melhores do que outros.
Quando houver essa consciência, quando a sociedade sofrer e aceitar uma reeducação de princípios e conceitos. Talvez então, comece uma nova fase onde todos seremos iguais. E enfim, sem se importar com a cor da pele, raça ou qualquer outra diferença.
Gostou do que preparamos para você? Então, fique com a gente, pois vamos sempre buscar fazer o melhor por você!