O Dia Internacional da Amizade é celebrado todos os anos, no dia 30 de julho, em muitos países do mundo. Já no Brasil, sem dúvida, a comemoração tem várias datas.
A data de 30 de julho especialmente celebra a campanha das Nações unidas, que tem por objetivo promover a paz mundial por meio da amizade. Em 2011 a ONU formalizou esta data com o fim de apoiar as intenções da Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz.
O documento prevê desde a significância da paz até os deveres dos países participantes, sem dúvida, para promoção da paz. alguns dos países latinos acabam comemorando essa data em dias diferentes no ano.
Pontos importantes do Dia Internacional da Amizade
O Paraguai foi um dos primeiros países a aderir a ideia em 20 de julho de 1958. O Dr. Artemio Bracho(Diretor do Instituto de Assistência Social em Puerto Peñasco), ou seja, fundador da Cruzada Mundial da Amizade, sugeriu a implantação de um dia em referência à paz entre os seres humanos.
Por certo, de acordo com a resolução, deveria ser inclusos jovens em atividades comunitárias, a fim de interagirem com diferentes culturas juntas.
O objetivo da ONU é o de promover o diálogo entre as várias nações para solução de conflitos,ou seja, a “Cultura da Paz e não violência”.
Porém na Bolívia a data é celebrada no dia 23 de julho, enquanto no Brasil, Argentina e Uruguai, celebra-se no dia 20 de julho. Já no Peru, a comemoração acontece na primeira 6ª feira de outubro. Enquanto que outros países como Guatemala, Colômbia, Venezuela, El Salvador e Honduras, celebra-se como “Dia do amor e da amizade”, assemelhando-se com o “Dia dos /namorados”.
Como celebrar o Dia Internacional da Amizade
Muitos dos países latino-americanos promovem atividades interessantes como “Os Jogos da Paz”, por exemplo. Certamente que consistem em promoção de atividades desportivas para as populações mais carentes. Sempre tendo a intenção de juntar as comunidades.
Nas campanhas da ONU, buscando cumprir o que reza na Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz, igualmente são promovidas atividades variadas como: oficinas de prevenção à violência, conferências, disponibilidade de acolhimento a vítimas de abuso infantil.
Outrossim, a ONU busca organizar atividades culturais que envolvem jovens e crianças de todos os países participantes envolvendo concursos de histórias e desenhos, teatros entre outros.
Dia da amizade
Por outro lado o Dia da Amizade também é conhecido como Valentine’s Day, em homenagem ao dia de San Valentim, é considerado em muitos países, inclusive o Brasil, como o Dia dos Namorados.
No governo de Claudio II, foram proibidos os casamentos, no entanto, um bispo romano conhecido como Valentim, continuou a fazer as cerimônias de maneira secreta.
Mas, o imperador, certamente pensando que os jovens solteiros tinham mais chances de se alistarem, lançou um decreto, proibindo definitivamente a ação.
Já Valentim, quando foi descoberto, foi preso e condenado a morte. No entanto, enquanto estava preso, recebia a visita de muitos jovens que jogavam flores e bilhetes com mensagens que comprovavam que eles ‘acreditavam no amor’.
Astérias era uma menina cega, filha do carcereiro, e estava entre os jovens. Numa de suas visitas a Valentim com a permissão de seu pai, acabou que os se apaixonaram. Isso, fez com que miraculosamente, sua visão se recuperasse.
As cartas de Valentim para sua amada Astérias, eram sempre assinadas: De seu Valentim. Mas enfim, o Dia da Amizade é comemorado no dia da morte do bispo Valentim em 14 de fevereiro.
A tradição do Dia da Amizade
Inegavelmente, já é tradição neste dia, especialmente nos países latinos e Estados Unidos, a troca de presentes entre amigos mais próximos. Tudo pelo significativo fato de demonstração de amizade sincera e verdadeira.
Canção da América – Dedicada a celebrar a Amizade
Esta, de fato, é uma linda canção que fala muito, e é considerada um ‘hino’ na celebração da ‘amizade‘. A maioria dos povos, certamente, conhecem esta canção, e são tocados profundamente. Porém, é importante lembrar que o Dia da Amizade deve ser exercitado todos os dias. Confira:
“Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir
Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou
Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam “não”
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração
Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.
(Canção da América. Milton Nascimento e Fernando Brant. Lp Sentinela, 1980)
Sexagésima Quinta sessão da Assembleia Geral das nações Unidas
O documento criado foi assinado pelos países participantes, garantindo, como resultado, a relevância e pertinência aos seguintes pontos:
- No dia 27 de abril de 2011, aconteceu a sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, quando então, o Dia da Amizade foi reconhecido como uma data importante, especialmente para divulgar a “Cultura de Paz, e não violência”.
- A consciência da importância da amizade entre os povos, culturas e nações em todo o mundo;
- A relevância da amizade como um sentimento, por certo, nobre e de valor entre todos os povos;
- A certeza de que a amizade traz sua contribuição diante os esforços da comunidade internacional; similarmente a promoção do diálogo entre as nações, solidariedade, e também da compreensão mútua e da reconciliação;
- A importância de envolver os jovens, que certamente serão futuros líderes em ações comunitárias promovendo a inclusão e respeito entre as diferentes culturas. Ao mesmo tempo, a promoção da compreensão internacional conforme a Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz.
A iniciativa foi apresentada no conjunto de 43 países, entre eles o Brasil e outros países latino-americanos, sendo aprovada pela Assembleia Geral.
Enfim, a amizade, com toda a certeza, é uma motivação para viver melhor. Há quem diga que quem tem um amigo, vive melhor, e a afirmativa é inegável. Por isso, cultivar a amizade interpessoal, entre comunidades, culturas e nações, certamente, é um dever de todos.
Então, cultive suas amizades, cuide dos seus amigos verdadeiros com carinho. Mostre que você “se importa com eles”, pois é da ação individual que se contagia o mundo. Por isso, faça sua parte, e você certamente vai sentir a diferença.