O Dia Mundial da Alfabetização, é celebrado no dia 8 de setembro. Foi criado pela Organização das Nações Unidas(ONU), em 8 de setembro de 1967, através da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura(UNESCO).
O objetivo, certamente é o de evidenciar a importância da alfabetização no desenvolvimento social e econômico. Pois como sabemos, o nível de domínio da escrita e leitura, está intimamente ligado com o desenvolvimento de uma nação.
Continuando nessa linha de pensamento, entende-se que quanto maior o número de pessoas alfabetizadas dentro de um país, certamente será maior o seu índice de desenvolvimento.
Leia também: Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
Qual é a importância da alfabetização?
Todo ser humano tem direito a ser alfabetizado, ou seja, tem direito a saber ler e escrever, e está amparado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos(DUDH). Dessa forma, entende-se de que a alfabetização é a base da educação.
Infelizmente ainda hoje, independente de ter o Dia Mundial da Alfabetização ou não, existe uma grande parcela da população mundial que não tem acesso a educação do ensino básico com a devida qualidade.
Sem dúvida, são vários os fatores que distanciam as pessoas das possibilidades de alfabetização ou que proporcionam dificuldades de continuar os estudos. Entre eles:
- Desigualdade social
- Preconceitos variados
- Tabus culturais
- Disparidades de gênero
Aquele que não tem acesso a educação, certamente, não consegue exercer sua plena cidadania, além de que não consegue ter pleno desenvolvimento.
Como está a alfabetização a nível mundial?
De acordo com a ONU, felizmente, já temos 85% da população mundial alfabetizada. Mas, por outro lado, temos uma estimativa de que ainda existam cerca de 800 milhões de adultos que ainda não sabem ler nem escrever.
Inevitavelmente, existem também cerca de 250 milhões de crianças em estágio de analfabetismo funcional, uma vez que não conseguem interpretar o que leem.
Partindo desses pressupostos, o maior objetivo é fazer com que a população leia e entenda ou interprete aquilo que leu, possa dar sua opinião sobre o assunto e cultive o prazer da leitura.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
A ONU estabeleceu ao todo, 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tendo como intuito, alcançar apoio de governos e organizações sociais, para, assim, atingir metas em diferentes áreas a serem atingidas até 2030.
Certamente, nesta lista também encontramos o objetivo de nº 4, que busca assegurar uma Educação de qualidade de forma inclusiva. Ou seja, o direito de educação a todo cidadão, independente de gênero, idade ou crença. A ideia é que a escola proporcione avanço além do letramento, permitindo ao cidadão uma formação através do ensino.
Situação do analfabetismo no Brasil
Por conta de programas de alfabetização acontecidos no país, com toda a certeza, o número de analfabetos já teve uma boa queda. No entanto, ainda é um processo considerado bastante lento.
Segundo o IBGE, a queda do analfabetismo é gradativa, mas a passos lentos, quando se trata da população acima dos 15 anos. Tanto é, que de 2017 para 2018, o analfabetisnmo caiu de 11, 4 para 11,3 milhões.
Nesse ínterim, uma das metas do Plano Nacional de Educação(PNE), é que até 2024 o analfabetismo seja erradicado do Brasil. No entanto, a evolução desse processo é bastante lenta, e não tem atingido a devida meta a cada ano.
Assim, o plano do Ministério da Educação, é que a Base Nacional Comum Curricular, promova um ensino básico de igualdade que seja comum em todas as escolas. Porém, ainda não se prevê os verdadeiros resultados, uma vez que é um processo que exige alguns anos.
O que é analfabetismo funcional?
Entre a população jovem do mundo, mais de 600 milhões não conseguem fazer cálculos simples de matemática, nem ler. E o pior é que 2 terços desses já frequentaram a escola em algum dia ou ainda estão estudando.
A esse público denominamos analfabetos funcionais, uma vez que lhes falta a capacidade de leitura e interpretação de frases, parágrafos ou textos. Além de que, também possuem muitas dificuldades para contas matemáticas.
O pior mesmo, é que no Brasil, a cada 10 pessoas, 3 não conseguem ler corretamente, ler, interpretar textos simples ou fazer contas básicas. Também, é alarmante a situação de que 13% dos alunos que terminam o ensino médio, tenham analfabetismo funcional no Brasil.
Porque alfabetizar?
Certamente, pode até parecer absurdo, mas a falta de alfabetização dificulta:
- O acesso a informação, a saúde, ao trabalho;
- E consequentemente, priva o ser humano de ter uma vida com maior dignidade;
- Transforma o ser humano em apenas mais um entre milhões;
- Tira-lhe a chance de expressar sua opinião;
- Também tira-lhe o direito de exercer sua cidadania com plenitude;
- Permite que o cidadão se torne vulnerável a ser manipulado.
É por isso que no artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos se prevê o seguinte: “Todos os seres humanos tem direito à educação”. isso, sem dúvida, precisa se tornar realidade.
Mensagens para o Dia Mundial da Alfabetização
“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever- inclusive a sua própria história”.
(Bill Gates)
“A Educação tem raízes que são amargas, mas os seus frutos são doces”.
(Aristóteles)
“Que a criança corra, se divirta, caia cem vezes por dia, tanto melhor, aprenderá mais cedo a como se levantar”.
(Rousseau)
“A Educação é um seguro para a vida, e um passaporte para a eternidade”.
(Antonio Guijarro)
“Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo”.
(J. Petit Senn)
“A educação é um processo social. É desenvolvimento. Não é a preparação para a vida. É a própria vida”.
(John Dewey)
“Um professor sempre afeta a eternidade. Ele nunca saberá onde sua influência termina”.
(Josefh Addison)
“As crianças são, a partir do nascimento, construtoras de conhecimento. Levantam problemas difíceis e abstratos e tratam por si só descobrir respostas para elas. Estão construindo objetos complexos de conhecimento. E o sistema de escrita é um deles”.
(Emília Ferreiro)
“O que se faz agora com as crianças é o que eles farão depois com a sociedade”.
(Karl Mannheim)
“Se você acha que a educação é cara, experimente a ignorância”.
(Derek Bok)
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram”.
(Jean Piaget)
“Ensina o menino no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele”.
Provérbios 22:6