Dia Nacional do Teste do Pezinho

dia-nacional-do-teste-do-pezinho

Você sabe qual é o Dia Nacional do Teste do Pezinho? Este é um dia comemorado no dia 06 de junho, com o objetivo de evidenciar a importância da triagem neonatal.

Certamente que o teste do pezinho é um dois exames mais importantes para detectar doenças graves em bebês recém nascidos. E o melhor é que quando detectadas, muitas dessas doenças, podem ser tratadas com sucesso.

Por outro lado, quando doenças não são detectadas em tempo hábil, podem trazer consequências graves. Um exemplo disso é a deficiência mental. No entanto, existem casos mais graves onde a criança pode até chegar a morte.

Como é feito o teste do pezinho?

como-e-feito-o-teste-do-pezinho
Com toda certeza você precisa conhecer

O teste do pezinho que também é conhecido como Teste de Guthrie ou Triagem Neonatal, é uma triagem simples que é realizada a partir de algumas gotas de sangue do pé do bebê. Deve ser realizado após 48 horas após o nascimento para não ter influência da mãe. Porém, deve ser realizado, no máximo até o 7º após o nascimento.

Com uma fina agulha é feito um furinho no calcanhar do bebê, de onde se colhem algumas gotas de sangue, pelas quais serão estudadas as possibilidades.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 80% das crianças nascidas no Brasil, são submetidas a este tipo de triagem pelo Sistema Único de Saúde(SUS). O que possibilita a detecção de muitas doenças de ordem genética ou congênitas.

No entanto, este exame é bastante eficiente, podendo detectar até 50 disfunções ou doenças diferentes. Grande parte dessas doenças não apresentam nenhum sintoma no recém nascido, e também não precisam de casos familiares para aparecerem. Porém, quando tratados em tempo, certamente poderão garantir vida normal e saudável para a criança.

Tipos de Triagem Neonatal

Já que estamos falando sobre o Dia Nacional do Teste do Pezinho, vale a pena conhecer sobre os Tipos de Teste do Pezinho ou Triagem Neonatal que estão disponíveis:

Teste do Pezinho Básico

como-se-faz-o-teste-do-pezinho
Atualmente, o teste se faz assim

Este é o tipo obrigatório e gratuito em todo o país, e por isso temos o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Por ele podem ser identificadas algumas doenças que podem variart de acordo com o Estado. Mas em base podem ser:

  • Fenilcetonúria
  • Hipotireoidismo Congênito
  • Fibrose Cística
  • Anemia Falciforme
  • Hemoglobinopatias
  • Hiperplasia Adrenal Congênita
  • Deficiência de Biotinidase

Teste do Pezinho MAIS

Neste tipo de teste inclui-se além d teste básico mais 4 diagnósticos:

  • Deficiência de G-6-PD
  • Galactosemia
  • Toxoplasmose Congênita
  • Leucinose

Teste do Pezinho Super

Este é o teste mais completo do mundo quando se trata de Triagem Neonatal, pois detecta 48 doenças. Certamente usa de tecnologia avançada para garantir tamanha eficiência.

Teste do Pezinho para SCID e AGAMA

Neste tipo de teste a intenção é a detecção de doenças genéticas graves, sendo que nessas não existe a produção de células de defesa T e/B, nem anticorpos de proteção. Este é um tipo de teste que pode ser feito em consonância com os outros tipos de testes.

Tópicos importantes listados pela SBEM

preste-atencao-e-importante
Certamente você deve prestar atenção

Todo recém nascido tem o direito de fazer o Teste do Pezinho. E também, é um dever do Estado. Segundo a SBEM lista alguns pontos certamente são importantes sobre o Teste da Triagem:

  1. Exame de grande importância para os recém nascidos, pois permite a possibilidade de identificar altas probabilidades de doenças metabólicas, genéticas ou infecciosas que podem causar graves danos à saúde e sequelas pelo resto da vida.
  2. O teste não faz o diagnóstico, e sim, é uma triagem para que o diagnóstico seja realizado.
  3. A maior parte dos recém nascidos não manisfestam nenhum sinal ou sintoma das doenças rastreadas nos primeiros anos de visa.
  4. Os bebês recém nascidos que apresentarem resultado positivo, devem se submeter a testes específicos para confirmação.
  5. O teste deve ser realizado preferencialmente entre o 3º e 5º dias de vida do bebê.
  6. É de grande importância respeitar o tempo na realização.
  7. Colher o material após o tempo indicado, pode fazer com que atrase o diagnóstico, e consequentemente as intervenções e tratamentos adequados.
  8. Uma pequena picada com a agulha no calcanhar do bebê é a maneira correta de colher o sangue. Não dói e é algo rápido. A região do calcanhar é escolhida por conter muitos vasos sanguíneos.
  9. Por lei é obrigatório fazer este teste com todo recém nascido, e está disponível em todo o país pelo Sistema único de Saúde(SUS).
  10. O correto é que todo recém nascido esteja com os resultados deste teste já na primeira consulta ao pediatra que acontece, normalmente aos 15 dias de vida.

Doenças rastreadas no Sistema Público de Saúde

principais-doencas-triadas-pelo-teste-do-pezinho
Principais doenças, sem dúvida de grande importância detectar-las

Através da Triagem Neonatal pelo Sistema Público de Saúde podem ser rastreadas mais de 30 tipos de doenças. Entre elas:

  • Fenilcetonúria: Doença transmitida de pais para filhos, portanto de ordem genética. A criança não consegue metabolizar a substância conhecida como fenilalanina, ou seja, não digere, acumulando uma quantidade absurda de substâncias de alta toxidade, que certamente causam graves danos ao organismo, especialmente ao cérebro, podendo levar ao retardo mental.
  • Hipotireoidismo congênito: É a falta de produção de hormônios T3 e T4, Deixando o metabolismo lento. Isso acaba influenciando gravemente sobre o crescimento e desenvolvimento psicomotor, prejudicar o crescimento da criança e causar o retardo mental.
  • Anemia Falciforme: alterando a formação da hemoglobina, a molécula responsável pelo transporte do oxigênio no sangue, resultando em hemácias em forma de foice, o que dificulta a locomoção e lesiona os tecidos.
  • Fibrose Cística: Conhecida também como mucoviscidose, é crônica e genética. E acomete com maior frequência as pessoas de cor branca. Acontece por uma disfunção das glândulas secretoras. Dessa forma cria um muco viscoso que afeta os pulmões e o sistema digestivo
  • Hiperplasia adrenal congênita: É um combo de alterações que provocam a redução na produção dos hormônios adrenais, consequentemente, afetando o crescimento da criança. As meninas que apresentam esta doença, podem ter genitálias ambíguas. apesar de não ter cura, o tratamento constante poderá normalizar o crescimento.
  • Deficiência de Biotinidase: a falta de biotina no organismo, o que resulta em fraqueza muscular, queda de cabelo, convulsões, espinhas, baixa imunidade e acidez do sangue.

Para os pais saberem

  • É importante destacar que o Teste Básico é gratuito e amparado por lei. Já os outros podem ser realizados em clínicas da preferência.
  • O teste Guthrie( do pezinho) deve ser realizado antes do bebê sair da maternidade.
  • Se porventura a criança estiver em UTI ou seja transferida para outros serviços ou ainda receba alta, a informação deverá ser fornecida quanto ao local e data de coleta.

Fica ai as dicas sobre o Dia Nacional do Teste do Pezinho e a importância desta triagem.

Sobre Marilene 186 Artigos
Olá, sou Marilene, formada em Pedagogia, pós-graduada em Educação Especial... entre outras coisas, sou apaixonada por escrever sobre diversos assuntos. E algo que me encanta é poder compartilhar mensagens de otimismo, esperança, amor, carinho, coragem... levando inspiração, motivação e um pouco de poesia até você querido leitor, para tornar os vários momentos do seu dia-a-dia ainda melhores e mais felizes, porque isso faz bem!